Lumina


Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Dá sequência à edição impressa, publicada semestralmente, da Lumina, Revista da Faculdade de Comunicação / UFJF (ISSN 1516-0785), iniciada em julho de 1998 e concluída em dezembro de 2006. Com periodicidade quadrimestral a partir deste ano, aceitam-se artigos, resenhas, relatos de pesquisa e entrevistas sobre questões e temas relacionados ao campo de estudos da comunicação. Seus objetivos estão em consonância com os propósitos do PPGCOM/UFJF: - Pensar os meios em sua especificidade e interrogar o campo da comunicação quanto à definição de seu objeto segundo as perspectivas do pensamento científico atual, de seu enquadramento disciplinar e de suas linhas teóricas. - Articular pesquisa, ensino e prática visando refletir sobre a construção de sentidos num contexto de interfaces tecnológico-midiáticas, globais ou focalizadas. - Trabalhar com os meios buscando compreender a construção e a mutação das identidades, especialmente no âmbito da cultura. - Investigar a dinâmica dos meios e das imagens que estes geram tanto em grupos sociais quanto na sociedade em geral.

Notícias

 

Call for papers - Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea

 
Revista Lumina, v. 11, n. 1 (2017)
Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
Editores Convidados: Thiago Falcão (Universidade Anhembi Morumbi / Universidade Federal do Maranhão) e Letícia Perani (Universidade Federal de Juiz de Fora)
 
As últimas duas décadas serviram de arena para uma transformação crucial na experiência dos mais distintos fenômenos sociais: da política ao lazer, a cultura digital transcendeu o status subcultural para se afirmar como uma das transformações mais relevantes na história social recente da humanidade. Mesmo o exercício de vislumbrar um contexto social desprovido dos dispositivos dos quais dependemos hoje, se prova um esforço considerável ante a proverbial onipresença das tecnologias digitais. 
 
Esta mudança infraestrutural certamente transformou a forma como nos divertimos. Se o exemplo mais natural, aqui, é o video game - autêntico rebento da revolução digital - uma breve reflexão revela que o papel ocupado pelas tecnologias digitais é central no entretenimento contemporâneo. Efeitos especiais que trazem franquias à vida em filmes, séries de TV e parques temáticos; dispositivos de mediação para ambientes urbanos, que "aumentam" a realidade; suportes sociais para a conversação e convívio de indivíduos com os mesmos interesses: estes são apenas exemplos de como meios que se utilizam de tecnologias digitais incorporam materialidades e dão vazão a processos sociocomunicacionais complexos que nos convocam à reflexão. 
 
Neste dossiê da Revista Lumina (Qualis B1), buscamos nos debruçar sobre esta confluência entre tecnologia digital e diversão, lazer. O objetivo central desta edição é discutir de que forma os estudos do campo da Comunicação revelam as relações e estruturas através das quais a sociedade contemporânea se relaciona com a noção de entretenimento, e como esta se imbrica às nuances do digital.
 
Algumas das temáticas de interesse deste dossiê estão listadas abaixo, não sendo limitadas às presentes na lista. 
 
- Poéticas e Políticas do Entretenimento Digital
- Narrativas e Materialidades nos Video Games
- Cultura e Comportamento dos Fãs na Cultura Digital
- Experiência Estética no Entretenimento Digital 
- Design e Materialidades no Entretenimento Digital
- Social TV e Efeitos na Audiência
- Práticas de Sociabilidade no Entretenimento Digital 
- Transformações do Lúdico nos Meios Digitais 
 
As diretrizes para o envio de artigos se encontram em https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/about/submissions#onlineSubmissions, e as datas importantes se estruturam da seguinte forma: 
 
 
Deadline para o Envio de Artigos: 31/03
Rodada de Avaliações: 20/04
Publicação do Volume: Maio de 2017
 
 
 
Publicado: 2017-02-13
 
Outras notícias...

v. 10, n. 3 (2016): Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2


Capa da revista

O dossiê temático Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário foi organizado a partir de uma parceria com o Seminário Temático homônimo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual-, a partir dos trabalhos apresentados no Encontro Internacional realizado em outubro de 2015 na UNICAMP, em Campinas. Para possibilitar a publicação dos textos e dar continuidade ao trabalho de publicação dos resultados do seminário, concretizados nos livros Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol. I (2011), Vol. II (2012), Vol. III (2013), Volume IV (2015), foi retomada a parceria entre as revistas Lumina, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, e GEMInIS[1], do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, que em 2014 também lançaram um dossiê conjunto do seminário temático. Os editores desta edição do dossiê: Gabriela Borges (UFJF), João Massarolo (UFSCar), com a assistência de Dario Mesquita (UFSCar) e Daiana Sigiliano (UFJF).

[1] Disponível em: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/16