Performatividade algorítmica e experiências fotográficas: uma perspectiva não-antropocêntrica sobre as práticas comunicacionais nos ambientes digitais

André Lemos, Leonardo Pastor

Resumo


Este texto possui o objetivo de descrever experiências fotográficas digitais que envolvem ações algorítmicas nos âmbitos da produção, organização e leitura de imagens, tensionando-as através de uma perspectiva não-antropocêntrica. Produzimos, inicialmente, uma análise descritiva do dispositivo Google Clips, da plataforma Apple Photos e da ferramenta Automatic Alternative Text do Facebook. Em seguida, tendo como ponto de partida estas descrições, apresentamos uma discussão sobre a construção material-discursiva da fotografia através da ação algorítmica e sensibilidade performativa. Apontamos para dois argumentos principais: as experiências fotográficas apresentadas constróem sua especificidade material-discursiva a partir de uma conectividade gerada pela performatividade algorítmica; para percebê-la, há, portanto, a necessidade de uma compreensão ampliada da comunicação, na qual artefatos participam ativamente dos processos comunicacionais.

Palavras-chave


performatividade algorítmica; fotografia; comunicação não-antropocêntrica

Texto completo:

PDF

Referências


BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham & London: Duke University Press, 2007.

CALLON, Michel. Sociologie de l’acteur réseau. In: AKRICH, Madeleine; CALLON, Michel; LATOUR, Bruno (Orgs.). . Sociologie de La Traduction: Textes fondauters. Paris: Mines Paris Les Presses, 2006. p. 267–276.

DELANDA, Manuel. A new philosophy of society. London, New York: Continuum, 2006.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

DOURISH, Paul. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society v. 3, n. 2, 24 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2018.

DOURISH, Paul. The stuff of bits: An essay on the materialities of information. Cambridge: MIT Press, 2017.

FLICKR BLOG. Smartphones Dominate Flickr Uploads in 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018.

GIANNOULAKIS, Stamatios; TSAPATSOULIS, Nicolas. Evaluating the descriptive power of Instagram hashtags. Journal of Innovation in Digital Ecosystems v. 3, n. 2, p. 114–129 , 2016. Disponível em: .

GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo (Orgs.). . Media technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014.

GUNTHERT, André. L’image conversationnelle: les nouveaux usages de la photographie numérique. Études photographiques v. 31 , 2014.

GRUSIN, Richard. Radical Mediation. In Critical Inquiry, vol. 42, no. 1 (Autumn 2015), pp. 124-148. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/10.1086/682998.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.

HARMAN, Graham. Guerrilla metaphysics: phenomenology and the carpentry of things. Chicago, La Salle: Open Court, 2005.

HARMAN, Graham. Immaterialism: objects and social theory. Cambridge, Malden: Polity Press, 2016.

HARMAN, Graham. The Quadruple Objet. Winchester, Washington: Zero Books, 2011.

INSTAGRAM BLOG. 700 Million. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018.

INTRONA, Lucas D. Algorithms, Governance, and Governmentality. Science, Technology, & Human Values v. 41, n. 1, p. 17–49 , 3 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

KEMBER, Sarah. Face recognition and the emergence of smart photography. Journal of Visual Culture v. 13, n. 2, p. 182–199 , 2014.

KITCHIN, Rob. Thinking critically about and researching algorithms. Information Communication and Society v. 20, n. 1, p. 14–29 , 2017.

KOHN, Eduardo. How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2013.

LATOUR, Bruno. Enquête sur les modes d’existence: une anthropologie des Modernes. Paris: Éditions La Découverte, 2012. .

LATOUR, Bruno. Nous n’avons jamais été modernes. Paris: La Découverte, 1997.

LATOUR, Bruno. On selves , forms , and forces. HAU: Journal of Ethnographic Theory v. 4, n. 2, p. 261–266 , 2014.

LATOUR, Bruno. On technical mediation: Philosophy, Sociology, Genealogy. Common knowledge v. 3, n. 2, p. 29–64 , 1994. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

LATOUR, Bruno. Reassembling the Social. New York: Oxford University Press, 2005.

LATOUR, Bruno. Where are the missing masses? The sociology of a few mundane artifacts. Shaping Technology/Building Society: Studies in Sociotechnical Change, p. 225–258 , 1992. Disponível em: .

LEMOS, A. Sensibilités Performatives. Les nouvelles sensibilités des objets dans les métropoles contemporaines. Revue Sociétés. Formes In: Bruxelles: urbaines, n. 132, v. 2. pp. 71-84. Bruxelles: De Boeck, 2016.

LEMOS, André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo.

LEMOS, André; BITENCOURT, Elias. Sensibilidade performativa e comunicação das coisas: Explorando as narrativas algorítmicas na Fitbit. 2017: Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, 2017.

NORVAL, Aletta; PRASOPOULOU, Elpida. Public faces? A critical exploration of the diffusion of face recognition technologies in online social networks. New Media and Society v. 19, n. 4, p. 637–654 , 2017.

PASTOR, Leonardo; LEMOS, André. A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia e Consumo v. 15, n. 42, p. 10–33 , 2018. Disponível em: .

TARDE, Gabriel. Les lois de l’imitation. Kindle ed. Paris: Collection Etudes, 1890.

TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia: e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VOYKINSKA, Violeta et al. How blind people interact with visual content on social networking services. CSCW ’16 Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer-Supported Cooperative Work & Social Computing p. 1584–1595 , 2016. Disponível em: .


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de Pós-graduação em Comunicação
Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

E-mail: revista.lumina@ufjf.edu.br

Classificação Qualis-CAPES : B1

ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070

Diretórios e Indexadores:

Siga a Lumina