A buzzfeedização do jornalismo: 5 coisas que você precisa saber sobre o caso Zero Hora

Thaís Sardá, Ludmila Lupinacci, Camila Cornutti Barbosa, Gabriela Zago, Vanessa Valiati, Willian Araújo

Resumo


Este trabalho busca verificar os possíveis entrelaçamentos entre a linguagem utilizada pelo site BuzzFeed e o jornalismo, tendo como objeto de estudo as publicações do jornal Zero Hora em sua fan page no Facebook. Inicialmente, identificamos como o BuzzFeed formata suas postagens para, em seguida, apontar associações entre o jornalismo e o entretenimento. Assim, falamos de um jornalismo guiado por métricas (em que questões como audiência e repercussão dão pistas para quais conteúdos serão mais destacados pelos veículos), apontando o caso da Zero Hora. Por fim, realizamos um levantamento a partir da observação sistemática das publicações na fan page do jornal no Facebook (entre 05 e 11 de setembro de 2014), investigando as interações geradas por esses conteúdos.

Palavras-chave


Comunicação; Jornalismo; BuzzFeed; Zero Hora

Texto completo:

PDF

Referências


ABELSON, Brian. How Promotion Affects Pageviews on the New York Times Website. Source: An OpenNews project, 2013. Disponível em: http://source.opennews.org/en-US/articles/promotion-pageviews/ Acessado em novembro de 2013.

BARROS, Moreno; MIGLIOLI, Sarah. Novas tecnologias da imagem e da visualidade: GIF animado como videoarte. Revista Sessões do Imaginário n. 29, p. 68-75. 2013.

CRESCI, E. 21 things you need to know about BuzzFeed`s success. 2014. Disponível em: < http://www.theguardian.com/media/2014/aug/11/21-things-you-need-to-know-about-buzzfeeds-success > Acessado em setembro de 2014.

HONG, Sounman. Online news on Twitter: Newspapers’ social media adoption and their online readership. Information Economics and Policy, v. 24, n. 1, p. 60–74, 2012.

ISAAC, Mike. 50 Million New Reasons BuzzFeed Wants to Take Its Content Far Beyond Lists. 2014. Disponível em: Acessado em setembro de 2014.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e

significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

NADAL, João Henrique. A cultura do GIF: Reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

NASCIMENTO, Vanderson de Souza. Entretenalismo: quando o humor se torna notícia. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Jornalismo), Portugal, Universidade de Coimbra, 2010.

ROWAN, David. Giant for a New Era. 2014. Disponível em: Acessado em setembro de 2014.

STYLIANOU, Nassos. As it happened: Keynote speech from BuzzFeed`s jack Shepherd. 2014. Disponível em: Acessado em setembro de 2014.

VERA, Luciana Rodas.; GOMES, Itania Maria. As notícias de um jeito que você nunca viu. Uma análise do Furo MTV. Iniciacom, v.3, n.1, 2011.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de Pós-graduação em Comunicação
Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

E-mail: revista.lumina@ufjf.edu.br

Classificação Qualis-CAPES : B1

ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070

Diretórios e Indexadores:

Siga a Lumina