A autoria no cinema da continuidade intensificada: o caso de Sergio Leone

Rodrigo Carreiro

Resumo


Resumo: Este ensaio examina a ideia de que o exercício de um cinema autoral não está obrigatoriamente ligado à noção tradicional de autoria, que costuma requerer do cineasta o não pertencimento a um gênero fílmico específico. Usando a obra de Sergio Leone como estudo de caso, o artigo parte do pressuposto de que os filmes do italiano exerceram uma importante contribuição no processo de revisão de certas ferramentas narrativas e estilísticas que passaram a fazer parte do repertório do cinema contemporâneo, embora esta contribuição – uma operação autoral, no nosso entender – seja minimizada ou ignorada por grande parte dos pesquisadores cinematográficos, sobretudo por causa da militância do diretor no cinema de gênero.


Palavras-chave


história do cinema; continuidade intensificada; análise fílmica; western; gênero fílmico

Texto completo:

PDF

Referências


BORDWELL, David. The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. Los Angeles: University of California Press, 2006.

__________. Poetics of Cinema. New York: Routledge, 2008.

__________; THOMPSON, Kristin. Film History: An Introduction. New York: McGraw-Hill, 2009.

BUSCOMBE, Edward. The BFI Companion to the Western. London: Da Capo Press, 1988.

__________. “A Idéia de Gênero no Cinema Americano”. In RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema – Volume II. São Paulo: Editora Senac, 2004. pp. 303-318.

FRAYLING, Christopher. Something to Do with Death. London: Faber and Faber, 2000.

GORBMAN, Claudia. “Film Music”. In HILL, John; CHURCH GIBSON, Pamela. The Oxford Guide to Film Studies. London: Oxford University Press, 1998. pp. 43-49.

HUGHES, Howard. Once Upon a Time in the Italian West. London: I.B. Tauris, 2004.

JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as Imagens do Cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009.

MANEVY, Alfredo. “Nouvelle Vague”. In MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006. pp. 221-252.

MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de Pós-graduação em Comunicação
Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

E-mail: revista.lumina@ufjf.edu.br

Classificação Qualis-CAPES : B1

ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070

Diretórios e Indexadores:

Siga a Lumina