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Call for papers 2017

 

- A Revista Lumina recebe artigos, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa em fluxo contínuo.

Confira as diretrizes de publicação.

 
 
Publicado: 2017-03-31
 

Call for papers - Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea

 
Revista Lumina, v. 11, n. 1 (2017)
Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
Editores Convidados: Thiago Falcão (Universidade Anhembi Morumbi / Universidade Federal do Maranhão) e Letícia Perani (Universidade Federal de Juiz de Fora)
 
As últimas duas décadas serviram de arena para uma transformação crucial na experiência dos mais distintos fenômenos sociais: da política ao lazer, a cultura digital transcendeu o status subcultural para se afirmar como uma das transformações mais relevantes na história social recente da humanidade. Mesmo o exercício de vislumbrar um contexto social desprovido dos dispositivos dos quais dependemos hoje, se prova um esforço considerável ante a proverbial onipresença das tecnologias digitais. 
 
Esta mudança infraestrutural certamente transformou a forma como nos divertimos. Se o exemplo mais natural, aqui, é o video game - autêntico rebento da revolução digital - uma breve reflexão revela que o papel ocupado pelas tecnologias digitais é central no entretenimento contemporâneo. Efeitos especiais que trazem franquias à vida em filmes, séries de TV e parques temáticos; dispositivos de mediação para ambientes urbanos, que "aumentam" a realidade; suportes sociais para a conversação e convívio de indivíduos com os mesmos interesses: estes são apenas exemplos de como meios que se utilizam de tecnologias digitais incorporam materialidades e dão vazão a processos sociocomunicacionais complexos que nos convocam à reflexão. 
 
Neste dossiê da Revista Lumina (Qualis B1), buscamos nos debruçar sobre esta confluência entre tecnologia digital e diversão, lazer. O objetivo central desta edição é discutir de que forma os estudos do campo da Comunicação revelam as relações e estruturas através das quais a sociedade contemporânea se relaciona com a noção de entretenimento, e como esta se imbrica às nuances do digital.
 
Algumas das temáticas de interesse deste dossiê estão listadas abaixo, não sendo limitadas às presentes na lista. 
 
- Poéticas e Políticas do Entretenimento Digital
- Narrativas e Materialidades nos Video Games
- Cultura e Comportamento dos Fãs na Cultura Digital
- Experiência Estética no Entretenimento Digital 
- Design e Materialidades no Entretenimento Digital
- Social TV e Efeitos na Audiência
- Práticas de Sociabilidade no Entretenimento Digital 
- Transformações do Lúdico nos Meios Digitais 
 
As diretrizes para o envio de artigos se encontram em https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/about/submissions#onlineSubmissions, e as datas importantes se estruturam da seguinte forma: 
 
 
Deadline para o Envio de Artigos: 31/03
Rodada de Avaliações: 20/04
Publicação do Volume: Maio de 2017
 
 
 
Publicado: 2017-02-13
 

Call for papers 2017

 

A Revista Lumina recebe artigos em fluxo contínuo. 

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 
Publicado: 2017-03-31
 

Submissões temporariamente suspensas

 

Em função do volume de artigos recebidos, a Revista Lumina informa que as submissões para as seções artigos, resenhas, relatos de pesquisa e entrevista estão temporariamente suspensas. 

 
Publicado: 2016-12-18
 

Call for papers

 

A Revista Lumina recebe artigos em fluxo contínuo. 

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 
Publicado: 2016-09-01
 

Call for papers 2016

 

A chamada de artigos para as edições de 2016 já está aberta.

O prazo para submissão de artigos vai até 30 de agosto de 2016.

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 

 
Publicado: 2016-02-24
 
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