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Call for papers - Dossiê: Comunicação, a Condição da Vítima e Políticas de Sofrimento (Encerrado)

 

Revista Lumina, v. 12, n. 2 (2018)

Dossiê: Comunicação, a Condição da Vítima e Políticas de Sofrimento

Editores Convidados: Wedencley Alves Santana (UFJF) e Marta Pinheiro (UFRJ)

A afirmação da vítima, como nova figura central das sociedades contemporâneas, tem sido objeto de muitos estudos, redes de pesquisas e comentários. Hoje, o nome da vítima é reivindicado em situações tais como: violência de gênero, catástrofes naturais e tecnológicas, doenças e sofrimentos físicos e mentais, negligências médicas e erros judiciais, perseguições políticas, etc. A figura da vítima prolifera em todo o mundo (FASSIN, 2010), sem que possamos, para compreender este movimento na História, ignorar o papel central desempenhado pelos dispositivos comunicacionais (sejam mídias tradicionais ou em rede, sejam estratégias outras de publicização das posições em disputa em torno do tema).

Enfim, a vítima deixa de ser considerada passiva. Hoje, ela é voz ativa ao reivindicar seu direito de ser reconhecida como tal, capaz de definir e dignificar sua dor. Ela faz mobilizações amplas de suas reivindicações individuais: comissões da verdade, de reconciliação, de associações de vítimas, redes biossociais construídas por elas próprias (em torno de males, doenças ou sofrimento comum) ou por familiares e solidários – formas de legitimação moral e política das demandas sociais, como condição para a consolidação dos direitos civis, sociais e políticos da cidadania.

Por outro lado, autores também apontam para a tendência de assimilação da vítima e seu sofrimento a uma lógica humanitária pouco politizada que ressalta mais a “vulnerabilidade humana” do que as condições históricas que engendraram o sofrimento. Uma política de “compaixão”, desempenhada por observadores mantidos à distância.

Surge, portanto, a necessidade de problematizar a noção de vítima e discutir as políticas do sofrimento, tendo em vista o lugar da comunicação neste processo. Os artigos enviados podem atender a um dos tópicos abaixo:

1. Discursos e narrativas na mídia sobre a saúde e doença, e o sofrimento mental

2.  Vítimas e mobilizações sociais 

3. Vítimas e intervenção nos espaços públicos

4. Vulnerabilidade social e vítimas de desastres 

5. Relações entre memória, testemunho e subjetividades

6. Poéticas e escritas do sofrimento 

7. As novas normatizações do sofrimento

As diretrizes para o envio de artigos se encontram em https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/about/submissions#onlineSubmissions, e as datas importantes se estruturam da seguinte forma:

  • Deadline para o envio de artigos: 01/06
  • Envio de parecer: até 31/07
  • Publicação do volume: Agosto de 2018

Dúvidas: revista.lumina@ufjf.edu.br


 
Publicado: 2018-04-01
 

Call for papers 2017

 

- A Revista Lumina recebe artigos, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa em fluxo contínuo.

Confira as diretrizes de publicação.

 
 
Publicado: 2017-03-31
 

Call for papers - Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea

 
Revista Lumina, v. 11, n. 1 (2017)
Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea
Editores Convidados: Thiago Falcão (Universidade Anhembi Morumbi / Universidade Federal do Maranhão) e Letícia Perani (Universidade Federal de Juiz de Fora)
 
As últimas duas décadas serviram de arena para uma transformação crucial na experiência dos mais distintos fenômenos sociais: da política ao lazer, a cultura digital transcendeu o status subcultural para se afirmar como uma das transformações mais relevantes na história social recente da humanidade. Mesmo o exercício de vislumbrar um contexto social desprovido dos dispositivos dos quais dependemos hoje, se prova um esforço considerável ante a proverbial onipresença das tecnologias digitais. 
 
Esta mudança infraestrutural certamente transformou a forma como nos divertimos. Se o exemplo mais natural, aqui, é o video game - autêntico rebento da revolução digital - uma breve reflexão revela que o papel ocupado pelas tecnologias digitais é central no entretenimento contemporâneo. Efeitos especiais que trazem franquias à vida em filmes, séries de TV e parques temáticos; dispositivos de mediação para ambientes urbanos, que "aumentam" a realidade; suportes sociais para a conversação e convívio de indivíduos com os mesmos interesses: estes são apenas exemplos de como meios que se utilizam de tecnologias digitais incorporam materialidades e dão vazão a processos sociocomunicacionais complexos que nos convocam à reflexão. 
 
Neste dossiê da Revista Lumina (Qualis B1), buscamos nos debruçar sobre esta confluência entre tecnologia digital e diversão, lazer. O objetivo central desta edição é discutir de que forma os estudos do campo da Comunicação revelam as relações e estruturas através das quais a sociedade contemporânea se relaciona com a noção de entretenimento, e como esta se imbrica às nuances do digital.
 
Algumas das temáticas de interesse deste dossiê estão listadas abaixo, não sendo limitadas às presentes na lista. 
 
- Poéticas e Políticas do Entretenimento Digital
- Narrativas e Materialidades nos Video Games
- Cultura e Comportamento dos Fãs na Cultura Digital
- Experiência Estética no Entretenimento Digital 
- Design e Materialidades no Entretenimento Digital
- Social TV e Efeitos na Audiência
- Práticas de Sociabilidade no Entretenimento Digital 
- Transformações do Lúdico nos Meios Digitais 
 
As diretrizes para o envio de artigos se encontram em https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/about/submissions#onlineSubmissions, e as datas importantes se estruturam da seguinte forma: 
 
 
Deadline para o Envio de Artigos: 31/03
Rodada de Avaliações: 20/04
Publicação do Volume: Maio de 2017
 
 
 
Publicado: 2017-02-13
 

Call for papers 2017

 

A Revista Lumina recebe artigos em fluxo contínuo. 

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 
Publicado: 2017-03-31
 

Submissões temporariamente suspensas

 

Em função do volume de artigos recebidos, a Revista Lumina informa que as submissões para as seções artigos, resenhas, relatos de pesquisa e entrevista estão temporariamente suspensas. 

 
Publicado: 2016-12-18
 

Call for papers

 

A Revista Lumina recebe artigos em fluxo contínuo. 

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 
Publicado: 2016-09-01
 

Call for papers 2016

 

A chamada de artigos para as edições de 2016 já está aberta.

O prazo para submissão de artigos vai até 30 de agosto de 2016.

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível

 

 
Publicado: 2016-02-24
 
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